O que é Persona?

Não errei não, ao pronunciar pela primeira vez essa palavra, me lembrei do produto Rexona kkkk. 🤣

Criar uma persona é um dos passos mais importantes para a estratégia de Marketing e/ou Vendas da sua empresa. E nos atrevemos a dizer que esse perfil é importante para qualquer interação da empresa, pois todo contato feito com sua empresa deve ter esses valores claros em todos os participantes de seu negócio, adaptado a casa setor.

Persona é você descrever, preferencialmente de forma escrita, as características do cliente ideal de um negócio. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e estatísticas dos clientes, assim como suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações. A persona guia todas as interações da sua empresa com o mundo lá fora.

Já tenho clientes. Como posso fazer isso?

Se sua empresa já vendeu para alguém, preferencialmente mais de um (e que não seja parente 🤣), você possui uma base de clientes, e essa será a fonte perfeita para começar suas investigações.

Público-alvo é a galera convidada da festa com características gerais semelhantes.

Persona é entrar em mais detalhes relevantes para seu negócio de tipos de pessoas dentro do público.

Uma situação bem comum é a confusão entre persona e publico-alvo. Ao invés de ficar tentando filosofar, vai aó um exemplo para entender a diferença:

Público-alvo: pessoas de todos os gêneros, de 20 a 30 anos, solteiros, com renda média mensal de R$ 2.500. Graduados ou Pós-Graduados que desejam viajar para outros lugares.

Persona: Maria, 25 anos, é analista de marketing recém-formada. Pensa em se desenvolver profissionalmente através de experiências fora do país, pois adora viajar. É solteira e sempre quis fazer um intercâmbio. Está buscando uma agência que a ajude a encontrar lugares seguros para passar um período estudando em algum país de língua inglesa.

Entendeu a diferença? Então tente desenhar para seu negócio neste momento.

Perguntas importantes para ajudar a definir a persona

Descreva características desta pessoa:

  • Quem é o seu potencial cliente?
  • Que tipo de assunto ele tem interesse dentro do seu segmento?
  • O que costuma fazer? Atividades comuns?
  • O que costuma ler? Ouvir?
  • Qual seu nível de instrução?
  • Quais são seus desejos e desafios?
  • Qual a função comum de quem conversa com sua empresa?
  • Sendo serviços ou produtos B2B, qual é o tipo de empresa que compra a sua solução?
  • Quem influencia suas decisões?

Qual é próximo passo?

Mãos à obra. Melhor forma de aprender é tentando fazer.

Nada do que colocar aqui está escrito em pedra, somente os 10 mandamentos foram escritos assim, e ainda teve uma segunda versão. Lembre que poderá mudar (e deve), à medida que caminhar em conhecimento estruturado do seu negócio e gestão dos clientes. 

Indica-se ter no máximo 5 personas diferentes para administrar, em seu negócio, e dependerá de quanto trabalho você terá e tamanho de equipe que te auxiliará. Quanto mais focado estiver, mais assertivo será. Quem pensa que atende todos, tem uma jornada mais longa para ser especialista em algum segmento.

E para este ponto, um bom CRM auxilia nesta gestão e facilita a vida. Não sabe o que é? Clique aqui e entenda sobre CRM

Lembre-se, quanto mais características do público que deseja alcançar você souber, mais facilmente será para você estar envolvido nos desafios que o rodeiam.

Pitada Cultural

Amamos ler e, quando andamos no ombros de gigantes, ampliamos nossa visão e aprendemos com eles,  aumentando o tamanho do nosso passo. Aqui vão dicas de livros que podem te ajudar nessa jornada:

Continue conosco, nós acreditamos que quem mais entende de seu negócio é você, e nosso objetivo é te ajudar com pitadas de conhecimentos e experiências adquiridas para seu empreendimento avançar.