Quero aumentar o número de clientes, como faço?

“A única diferença entre uma multidão e um exército treinado é organização” Calvin Coolidge

Muitas empresas chegam para falar conosco querendo aumentar número de cliente, ou seja, vendas. E geralmente falamos “legal, e qual é sua persona, cliente ideal ou pessoa características do seu negócio?”

Depois desta pergunta, um tremendo silencio de um segundo que parece uma eternidade, e nos respondem, não temos, mas sei que temos alguns clientes fiéis.

É comum querer aumentar os clientes, porém muitos têm deixado de lado a correta gestão de clientes e, até mesmo, a possibilidade de aumentar as vendas em um mesmo cliente, que é mais fácil, e pensam no mundo lá fora esquecendo de cuidar bem de quem já está dentro.

E aí entra o que gostaríamos de falar hoje sobre uma ferramenta já muito conhecida no mercado, porém para as empresas que estão em crescimento não conhecem tão bem.

Gestão de Clientes? CRM? O que é isso?

Ao perguntar se a empresa tem gestão do cliente, se acompanha número de conversões, engajamento, pós venda e etc, as empresas que estão em crescimento na maioria dos casos não o fazem. Entendemos que, no início de uma empresa, até ela alcançar o motor de crescimento, alguns itens são colocados em espera, e isso não significa que não sejam importantes.

Já conversamos com empresas de muitos anos de mercado onde seu controle de contatos está em uma planilha, e o histórico de relacionamento perdido. Quando identificamos essa situação, já questionamos se ouviu falar do software CRM.

O nome CRM vem do inglês “Customer Relationship Management”, que, em português, pode ser traduzido como “Gestão do relacionamento com o cliente”.

É muito difícil fazer um acompanhamento próximo e personalizado de cada cliente no dia a dia sem se esquecer de nada importante. E a dificuldade só aumenta conforme a empresa cresce e as responsabilidades aumentam, principalmente para negócios que o número de colaboradores é limitado.

No momento que estamos, quem tem informação sobre seu mercado está alguns passos à frente, mas não basta ter os dados de forma desestruturada, precisa ser ordenado de acordo com seu negócio e o que é mais importante para gerar educação e venda no seu mercado, para suas principais personas.

Esse problema pode ser reduzido com um software que você pode acessar de qualquer lugar e em qualquer dispositivo as informações que precisa sobre o seu prospect. Não é mágica, é Tecnologia e Organização.

E o que ele faz afinal?

Sozinho e sem dados nada. A primeira coisa que precisa mudar na mente de todos os envolvidos é: precisaremos deixar tudo juntinho no cadastro de cada cliente ou potencial cliente.

Sua base de dados, é o que o ajuda a ganhar dinheiro agora e no futuro. Não faz diferença o que você vende; uma base de dados bem administrada, ativa e arejada é a galinha dos ovos de ouro que está sempre produzindo, trecho retirado do livro Prospecção Fanática.

Mudar a mentalidade da empresa, indicando a importância dos dados é o que faz esse software começar a ser estruturado de forma correta. Quanto mais dados passar a incluir de acordo com a estrutura organizada, mais rápido conseguirá ter visão analítica de seu negócio.

O software permite:

  • cadastrar clientes: o cadastro pode ser manual (um por um) ou por exportar uma lista a partir de um arquivo que já tenha esses dados. O formulário de cadastro pode ser todo configurado com os campos que desejar. Na maioria dos softwares de mercado, isso é possível alterar de acordo com o negócio.
  • Registrar dados de cada contato: qualquer um pode fazer anotações sobre um cliente. Além disso, o próprio sistema organiza dados e os apresenta, como histórico, veja aqui os dados importantes de uma persona.

CRM bem alimentado pode ser um amigo fiel, que sempre mostra o que você precisa saber e aponta soluções que somente quem está pertinho e antenado tem conhecimento para ditar a você.

Com um CRM bem usado pela sua equipe interna (e aqui vai uma dica de leitura sobre equipe interna de vendas),  você poderá fazer follow-ups mais assertivos e estruturados, poder analisar seu negócio, suas etapas, ter visões diferentes de gestão dos clientes, canais mais utilizados, relacionamento com seu cliente e fortalecimento da sua marca.

Para manter, precisa fideliza. E longevidade traz muitos benefícios para seu negócio. Atenda bem, mantenha histórico, tenha estatísticas, seja estratégico e acompanhe o sucesso do seu cliente para ter o crescimento que você espera do seu negócio.

Como escolher um bom CRM?

Atualmente tem para todos os estilos, variando muitas ferramentas de apoio, até alguns que já se tornaram uma plataforma, cheia de recursos complementares. A definição de qual utilizar, dependerá:

  • Do momento da sua empresa em relação ao processo de gestão do cliente, e,
  • Do tamanho do investimento possível.

Segue aqui uma lista no momento de alguns CRMs que poderá analisar. Caso tenha alguma dúvida conte conosco, podemos dar pitadas e sugestões neste sentido. O Sebrae também poderá auxiliar sua empresa nas etapas necessárias.

Alguns CRMs:

Existem muitos! Se conhece algum que não está nesta lista, manda aí que complementamos, amamos conhecer novos softwares e suas funcionalidades. Faremos outros posts falando sobre algumas destas ferramentas, na visão de cliente.

Pitada Cultural

Amamos ler e, quando andamos nos ombros de gigantes, ampliamos nossa visão e aprendemos com eles,  aumentando o tamanho do nosso passo. Aqui vão dicas de livros que podem te ajudar nessa jornada:

Continue conosco! Nós acreditamos que quem mais entende de seu negócio é você, e nosso objetivo é te ajudar com pitadas de conhecimento e experiências adquiridas para seu empreendimento avançar.