Você usa WhatsApp? Nós também.

Seja a versão pessoa física ou pessoa jurídica o WhatsApp está presente em nosso dia a dia. Quem nunca andou na rua olhando mensagem ou ouvindo algum áudio? Então, estamos juntos nessa. Focaremos aqui na versão business.

Comunicar e vender pelo WhatsApp já é costume. A novidade agora é pagar e receber pelo app. Um aliado das empresas, em especial das micro e pequenas empresas. Essa ferramenta se tornou importante em todas as áreas da empresa, ainda mais em vendas.

Atendemos muitas empresas em muitos segmentos e a maioria comenta da importância desta ferramenta em seu processo de vendas. Muitos comentam que iniciam o processo no Facebook ou Instagram e continuam no WhatsApp. Mesmo sendo muito popular, pequenas empresas ainda continuam utilizando a versão de pessoa física. Aqui fica a sugestão que vale a pena alterar para a versão business. Não sabe como, aqui tem um vídeo explicando como fazer, basta clicar aqui.

Dividiremos aqui, cada item ou dica, pela fase que essa ferramenta pode te ajudar:

Comunicar pelo WhatsApp

A mais utilizada, pois envolve tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas. Comunicar foi o início de tudo nesta ferramenta. Seguem alguma dicas para melhorar sua comunicação:

  1. Configure seu perfil corretamente, colocando horário, localização para facilitar a geolocalização para seu cliente;
  2. Conecte sua conta no Facebook à sua conta de WhatsApp: neste link aqui tem os passos para fazer isso, basta clicar aqui;

    Facilitar o processo de continuar uma conversa e conseguir voluntariamente mais dados de um cliente é importantíssimo.

  3. Use o WhatsApp Web em seu computador: a facilidade de responder mais rapidamente é ainda melhor, não se engane, digitar no celular leva mais tempo. Claro que podemos configurar respostas automáticas escritas, mas fica a dica de poder gerenciar de forma melhor. Ainda não está usando? clique aqui e comece a usar;
  4. Se você tem um número fixo e este é o número já conhecido de sua empresa, não crie um novo número, você pode utilizar o telefone fixo no seu WhatsApp. Não sabe como fazer essa alteração? Clique aqui para ver como fazer;
  5. Utilize o recurso de “status” para compartilhar algo importante para o público que já tem seu número adicionado;
  6. Tenha respostas rápidas cadastradas: às vezes repetimos várias vezes a mesma resposta, digitando tudo novamente, com essas respostas rápidas, colocando uma palavra chave, poderá ganhar bastante tempo. Veja aqui como fazer.
  7. O acesso às métricas disponíveis no app são importantes. Como o número de mensagens enviadas com sucesso, entregues e lidas pelas pessoas que estão interessadas nos seus produtos ou serviços. Para acessar as suas estatísticas, vá até o menu “de três pontos” > Configurações > Configurações da Empresa > Estatísticas.
  8. Crie em sua conta, um contato configurado todo bonitinho, com logo, nome, telefones, e-mails de sua empresa. Quando receber um contato pela primeira vez, já encaminhe seu contato prontinho para esse novo contato. Desta forma, precisará somente adicionar. Ao reduzir o tempo de gravar, a probabilidade de adicionar o seu número no celular é bem maior. #ficaadica.

Vender pelo WhatsApp

  1. Organize as etapas de vendas de seu negócio: crie Labels ou etiquetas, colocando cada etapa, e distribuindo seus clientes em cada fase até o final do processo. Para verificar como configurar, aqui tem um link. Não sabe o que é processo de vendas? Neste link aqui você poderá estruturar o seu.
  2. Crie seu catálogo de produtos ou serviços: você poderá compartilhar com seus contatos ou deixá-lo disponível no perfil. Poderá deixar imagens, descrever seus produtos e/ou serviços, informar preços, inserir um link de compra. Importante: cuide com a qualidade da imagem, oferecendo uma boa leitura e resolução. A apresentação conta muito na escolha entre uma empresa ou outra. Evite fotos pessoais demais.
  3. Inclua seu catálogo de produtos ou serviços: lembre-se de deixar disponível e atualizada a lista dos produtos e serviços que trabalha. Para incluir, aqui tem o passo a passo.
  4. Não crie grupo, crie uma lista de transmissão, aqui tem dicas, respeite e preserve o número de telefone do seu cliente. Seja relevante! E como conseguir isso? Sendo assertivo no que envia para seu cliente. Se enviar o que é importante de acordo com o perfil do cliente, este considerará mais sua mensagem.

 

Pagamentos pelo WhatsApp, a notícia do momento foi bloqueada

Sobre comunicar e vender, temos muitas dicas e, para não ficar muito extenso, colocamos apenas algumas. Agora neste item temos apenas uma, a novidade da semana: anunciaram a liberação em fase de testes em alguns lugares selecionados, inclusive Brasil, de poder receber e enviar pagamentos por esta ferramenta, imagina só, isso vai facilitar bastante muitas empresas. Baseado no Facebook Pay, somente poderá enviar dinheiro, nesta fase inicial, correntistas do Banco do Brasil, Sicredi e Nubank, via cartão de crédito e débito das bandeiras Visa e Mastercard.

Aqui temos a dica do conteúdo para fazer tudo o que precisa, e começar a usar o novo recurso, desde que esteja no grupo que foi disponibilizado o novo recurso:

  1. Como se cadastrar no Facebook Pay usando o WhatsApp? Neste link aqui poderá assistir toda a explicação para habilitar o novo serviço;
  2. Como enviar dinheiro via WhatsApp, aqui um link para assistir e poder configurar para seu negócio;
  3. Para receber dinheiro, clique aqui para assistir o vídeo.

Atenção: o Facebook Pay usa um provedor de pagamento terceirizado, a Cielo, para o processamento dos pagamentos. Não tem limite nas transações, mas a taxa neste momento está em 3,99% por transação e o dinheiro será recebido em até dois dias úteis. Fique ligado, avalie as taxas cobradas pela operadora que utilizará para receber os pagamentos. Talvez os meios tradicionais, por exemplo, receber o pagamento diretamente por transferência, tenha o melhor custo-benefício.

Toda essa explicação a respeito de pagamentos via WhatsApp deixou de ser relevante, pois em uma semana divulgaram e, na outra, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e o Banco Central (BC) determinaram a suspensão do uso do aplicativo WhatsApp para pagamentos e transferências. O argumento utilizado é a grande participação do mercado que a Cielo possui e o WhatsApp também. Vamos então aguardar os próximos capítulos desta história que está apenas começando.

Importante: esse recurso foi bloqueado, porém os demais deste post continuam valendo, aplique em seu negócio.

Pitada Cultural

Amamos ler e, quando andamos nos ombros de gigantes, ampliamos nossa visão e aprendemos com eles,  aumentando o tamanho do nosso passo. Aqui vão dicas de livros que podem te ajudar nessa jornada:

Continue conosco! Nós acreditamos que quem mais entende de seu negócio é você e nosso objetivo é te ajudar com pitadas de conhecimentos e experiências adquiridas para seu empreendimento avançar.